Livro TORCIDAS NO FUTEBOL – ESPETÁCULO OU VANDALISMO?

Livro – TORCIDAS NO FUTEBOL – ESPETÁCULO OU VANDALISMO?

resenha 1 (3)

Torcidas no Futebol: Espetáculo ou Vandalismo? retrata fatos e fatores que envolvem a violência no futebol fora dos gramados. A violência ou os aspectos que a provocam podem ser explicados por diversas teorias. O indivíduo inserido na massa pode praticar atos que nem pensaria em realizar de forma individual. Grande parte dessa violência que assola, assusta, choca e revolta o meio esportivo e a opinião pública é cometida por grupos de vândalos inseridos nas torcidas do futebol.

Este livro busca elucidar as possíveis causas geradoras de agressão pelos indivíduos; identificar as atitudes provocadas pelo convívio coletivo (torcidas); apresentar o contexto e os motivos que levaram à criação das torcidas organizadas; definir o perfil dos torcedores uniformizados; relatar dados estatísticos sobre a violência no esporte e relacionar possíveis medidas de prevenção e controle dos atos de vandalismo.

“…O autor consegue nesta obra reunir ingredientes interessantes para acalorar as discussões sobre o tema e apresenta uma extensa e pertinente relação de outras publicações que, certamente, contribuirão demais para que os interessados no assunto possam aprofundar seus conhecimentos.

Finalmente, com muito prazer e orgulho (por ter sido o orientador do primeiro estudo do autor) parabenizo o Prof. Fabio Aires da Cunha por sua coragem e denodo em disponibilizar a todos nós este livro que aborda um tema tão polêmico e delicado”.

Prof. Dr. DANTE DE ROSE Jr. (Chefe do Departamento de Esporte da EEFEUSP)

Trecho extraído do prefácio da obra.

resenha 1 (2)   resenha 1 (1)

Autor: FABIO AIRES DA CUNHA

Editora: Scortecci

Local: São Paulo

Ano: 2006

Páginas: 132

13

Sumário:

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

  1. Por que organizar uma torcida?
  2. Agressividade e violência
  3. Teorias e aspectos geradoras da violência
  4. Comportamento coletivo
  5. Origem, evolução e composição das torcidas
  6. Dados estatísticos da violência
  7. Medidas de prevenção e controle do vandalismo
  8. Considerações finaisREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS