TÉCNICO, TREINADOR OU PROFESSOR?

Por falta de conhecimento ou por falta de assunto, muito se discute hoje, como deve ser chamado o técnico de futebol.

Os jogadores têm por hábito chamar esse profissional de “professor”, provavelmente isso se explique pela relação de ensino-aprendizagem que ocorre durante os treinamentos esportivos.

carreira 6 (1)

Escuto muito os “profissionais” da imprensa reclamarem e criticarem quando os técnicos são chamados de professores. A dúvida que fica, é o por que dessa indignação?

Concordo que muitos treinadores não têm nada a acrescentar a ninguém, nada a ensinar, mas muitos são formados em educação física ou esporte, tem pós-graduação em pedagogia, fisiologia ou treinamento e, alguns, até mestrado, isso sem dizer de treinadores que muito ensinaram, como Telê Santana, por exemplo. Portanto, esses profissionais têm o direito e devem ser denominados professores sim.

O professor e ex-técnico José de Souza Teixeira em palestra proferida no curso de Gestão da Qualidade Total Aplicada no Futebol Profissional (2003) diferencia esses termos:

– Treinador – profissional que treina ou dirige treino. Que habitua, acostuma, adestra.

– Técnico Desportivo – aquele que ensina, treina, corrige e dirige grupos de atletas.

– Técnico Desportivo Pesquisador – aquele que ensina, treina, corrige, controla e usa esses dados para futuros planejamentos e indispensáveis replanejamentos, com objetivos bem definidos, em grupos de atletas com alto nível de rendimento.

Professor é “aquele que professa ou ensina uma ciência, uma arte, uma técnica, uma disciplina; mestre… Homem perito ou adestrado…” (FERREIRA, 1995, p. 531).

Treinador é a pessoa que se encarrega do treinamento e da formação de uma equipe, preparando-a para um bom rendimento, para obter resultados positivos. O treinador é um especialista na direção técnica e tática, do desenvolvimento psicológico e físico do jogador. Suas tarefas podem se ampliar, em função de suas competências (FIFA, entre 2003 e 2006).

Quando vejo essas intermináveis discussões sobre o tema, percebo a grande falta de assunto que existe na imprensa esportiva, pois algumas pessoas em vez de discutir algo útil para o futebol se preocupam mais com uma nomenclatura.

Essa mesma pessoa que acha um absurdo chamar o técnico de professor, é a mesma que chama o osso da perna fíbula de perônio, que chama o osso patela de rótula, que denomina uma defesa que o goleiro demonstra um grande tempo (ou velocidade) de reação de “defesa de reflexo”, só para citar algumas besteiras que encontramos no nosso futebol.carreira 6 (2)

Antes de criticar alguém por como essa pessoa é denominada, melhor buscar um pouco mais de conhecimento para comentar com embasamento e não falar besteira para o público.

O técnico de futebol moderno deve ser ao mesmo tempo, treinador, professor e, claro, técnico.  Deve ensinar seus atletas; deve planejar e organizar os treinamentos; deve ministrar os treinos com afinco e dedicação; deve comandar os atletas e a equipe de forma profissional, organizada e coerente.  

Por fim, acredito que chamar o técnico de futebol de professor, treinador ou mesmo de técnico, não ofende ninguém, não infringe nenhuma lei e, muito menos é um absurdo como algumas pessoas insistem em dizer.

REFERÊNCIAS:

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. São Paulo: Nova Fronteira: Folha de São Paulo, 1995.

FIFA. El entrenador – la dirección técnica. Fédération Internationale de Football Association. [S.l.: s.n.], p. 1-20, [entre 2003 e 2006].

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL APLICADA NO FUTEBOL PROFISSIONAL. Palestra Prof. José de Souza Teixeira. São Paulo: Total Quality Treinamento & Consultoria, 2003.

Por Fabio Cunha*

* Técnico de Futebol; mestre em Ciências do Movimento (UnG); pós-graduado em Metodologia da Aprendizagem e Treinamento do Futebol (UGF); pós-graduado em Psicologia Esportiva (UCB); pós-graduado em Treinamento, Técnicas e Táticas Esportivas (Fac. Pitágoras) e Bacharel em Esporte com Habilitação em Treinamento em Futebol (USP). Autor dos livros: Torcidas no futebol: espetáculo ou vandalismo? e Técnico de futebol: a arte de comandar. Palestrante em cursos, seminários e congressos em todo o Brasil.