IV Curso de Gestão no Futebol

Trecho da palestra do prof. Fabio Cunha no IV Curso de Gestão no Futebol, realizado no dia 23 de agosto de 2014 em São Paulo/SP.
Tema da palestra: Gestão de Equipes de Futebol: Elenco, Treinamento, Campeonato e Intervenções

 

 

Data: 23 de agosto de 2014 (sábado)
Horário: 8h40 às 17h
LocalAuditório da Faculdade Campos Salles – Rua Nossa Senhora da Lapa, 270/284 – Lapa, São Paulo – SP
CRONOGRAMA:
09h00 – 09h20 – Abertura: Capacitação de Gestores Esportivos (Luiz Moura)
09h30 – 11h00 – Perfil, Características e Funções do Gestor de Futebol (Antonio Afif)
11h00 – 12h30 – Novas Tendências da Gestão Esportiva (Michel Mattar)
12h30 – 13h30 – Almoço (não incluso)
13h30 – 14h30 – Captação de Patrocínios Esportivos (Jefferson Valle)
14h45 – 15h45 – Contratos e Transferências de Atletas, Direitos Econômicos e Federativos (Leonardo Andreotti)
16h00 – 17h00 – Gestão de Equipes de Futebol: Elenco, Treinamento, Campeonato e Intervenções (Fabio Cunha)
17h00 – Encerramento e entrega dos certificados
 
PALESTRANTES:
Fabio Cunha
Mestre em Ciências do Movimento (SP); Pós-graduado em Psicologia Esportiva (Universidade Castelo Branco); Pós-graduado em Metodologia da Aprendizagem e Treinamento do Futebol e Futsal (UGF); Pós-graduado em Treinamento, Técnicas e Táticas Esportivas (Faculdade Pitágotras); Bacharel em Esporte com Habilitação em Treinamento de Futebol (USP); Técnico de Futebol com passagens por vários clubes no Brasil. Autor dos livros: Técnico de futebol – a arte de comandar e Torcidas no Futebol – espetáculo ou vandalismo? / www.fcunha.com.br
Michel Fauze Mattar
Mestre em administração e Bacharel em Esporte (USP); MBA em Marketing (FIA). Atualmente é professor e coordenador de projetos da FIA; Professor do curso Master em Gestão do Futebol da Federação Paulista de Futebol; Sócio da Mattar Serviços de Marketing (agência de captação de patrocínios e consultoria em marketing e pesquisa); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Esportiva da Universidade de São Paulo. Foi Diretor Executivo e de Marketing do Grêmio Barueri Futebol Ltda. entre 2008 e 2010. Co-autor do livro Gestão do Esporte no Brasil – Desafios e Perspectivas, contribuindo com o capítulo “Gestão esportiva em clubes de futebol”. Experiência nas áreas de Gestão Esportiva e Planejamento e Comunicação de Marketing Esportivo.
Antonio Afif
Graduado em Economia pela Universidade Mackenzie, é um dos precursores da profissionalização do esporte no país. Iniciou sua carreira no Corinthians, com passagens pelos departamentos de Marketing e Futebol Profissional. Prestou consultoria para diversos clubes do país. É autor dos livros “Futebol 100% Profissional” (1997), em parceria com José Carlos Brunoro, e “A Bola da Vez – o marketing esportivo como estratégia de sucesso” (2000). Foi articulista da Gazeta Mercantil (2000/2001) e um dos fundadores da Universidade do Futebol.
Jeferson José Valle
MBA em Marketing e Negócios Internacionais – IPEP/DALLAS – EUA; Pós Graduado em Marketing e Negócios Internacionais (IPEP – CAMPINAS); Pós Graduado em Gestão de Atividades Esportivas (TREVISAN); Bacharel em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); Curso Internacional de Futebol (Roma). Coordenador de Pós Graduação e MBA em Gestão e Marketing Esportivo na Faculdades Trevisan. Professor nas Faculdades Anhanguera, e Trevisan Escola de Negócios, em disciplinas de Administração de Empresas, Recursos Humanos, Gestão de Marketing Esportivo. Professor de pós graduação em Gestão de Negócios e RH e em Congressos Internacionais na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.
Leonardo Andreotti Paulo de Oliveira
Mestre em Direito Desportivo e Especialista em Direito Contratual. Diretor do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo – IBDD, Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Direito Desportivo e da Rivista di Diritto ed Economia dello Sport. Coordenador Acadêmico da Pós Graduação em Direito Desportivo da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP, Professor do LL.M. in International Sports Law do ISDE/Madrid e do Master in Diritto e Organizzazione Aziendale dello Sport do SLPC/Roma. Advogado da Confederação Brasileira de Clubes e sócio da ANDREOTTI – Advocacia Desportiva.