ENTREVISTA ARMANDO BEGA – PODÓLOGO DO ESPORTE

Nessa entrevista falamos com o professor Armando Bega* sobre a Podologia no Esporte.

Prof. Armando Bega

O que é a podologia no esporte?

A Podologia no Esporte é o estudo dos pés e das alterações que a pisada pode acarretar na prática esportiva. Através da avaliação podológica é possível prevenir lesões nos próprios pés, bem como em todo aparelho locomotor e outros sistemas corpóreos, como tornozelo, pernas, joelhos, quadril e coluna. A Podologia estuda as causas ascendentes, aquelas que se originam na pisada, na distribuição de forças e de pressões plantares e nas alterações osteomioarticulares, vasculares, neurológicas e do conjunto constituído pela pele e seus anexos. Estuda também as causas descendentes, aquelas originadas pelo aparelho estomatognático, pela convergência dos olhos, posição da cabeça, equilíbrio e postura. Além disso é preciso considerar as causas mistas, que mesclam causas ascendentes com descendentes. Ao estudar os gestos esportivos e a função e disfunção dos pés na prática desses gestos a Podologia esportiva ajuda na preparação do atleta no período da pré temporada e mantém a integridade dos pés durante a temporada, preparando os pés para calçar o sapato esportivo e pisar adequadamente de forma a minimizar os riscos de lesões dos pés como um todo e manter a integridade cutânea dos mesmos.

Quais são as atribuições do podólogo do esporte?

O podólogo do esporte atua junto da equipe técnica e médica auxiliando nas avaliações da pisada, realizando testes específicos de Podologia Esportiva, como a baropodometria computadorizada, avaliação da distribuição das pressões plantares, de sobrecargas ocasionadas pela hiperpronação ou pela supinação excessiva, detectar patologias mecânicas e doenças que afetam os pés e suas repercussões com todos os sistemas corpóreos. Atua também realizando a podoprofilaxia, que consiste no corte adequado das unhas, remoção de calos e calosidades, manter a integridade cutânea, avaliar os calçados quanto aos danos que os mesmos podem causar ao atleta, indicar ou acompanhar o uso de palmilhas confeccionadas sob medida e de acordo com as necessidades detectadas através dos testes biomecânicos e posturais específicos

Qual a formação necessária para exercer essa função?

A Podologia tem dois níveis de formação. Tem a Graduação em Podologia (Bacharelado) e o nível técnico. O graduado (Bacharel em Podologia) tem na sua formação toda a fundamentação biológica, biomecânica básica e específica relacionada à Podologia e a especificidade de disciplinas como a Podologia Esportiva, Ortopodologia Mecânica e Podoposturologia, além de estágios específicos também nessa área, estando apto para realizar avaliações e procedimentos podológicos mais complexos, porém também realiza procedimentos mais simples, fazendo do Bacharel em Podologia um especialista na saúde dos pés e suas repercussões sistêmicas. O técnico não tem essa profundidade na aprendizagem e sua atuação junto aos atletas se resume na realização da Podoprofilaxia (corte das unhas, desbastamento de calos e calosidades e hidratação da pele e seus anexos).

Você acredita que o desconhecimento sobre essa disciplina cria um descaso e desinteresse dos profissionais que atuam no esporte de alto rendimento?

A Podologia com todos os benefícios que ela pode oferecer, conforme é desenvolvida em países como os estados Unidos, Canadá e na Europa em quase sua totalidade, além de países de outros continentes, ainda não é muito conhecida no Brasil. A evolução da Podologia brasileira se deu com o advento da criação do Curso de Graduação em Podologia, que aproximou as nossas práticas com a prática da Podologia nos países mais desenvolvidos. Isso aconteceu a partir do ano de 2008 e hoje a Podologia brasileira por meio do Bacharelado em Podologia. Na Europa já é comum encontrar o podólogo do esporte dentro das equipes de futebol, de atletismo, basquete e muitas outras práticas esportivas, atuando nas avaliações, na confecção de órteses plantares (palmilhas), nos procedimentos para manutenção da integridade dos membros inferiores com foco nos pés.

Qual ou quais os esportes, no Brasil, que mais se utilizam da podologia atualmente?

Futebol e corrida (Running). Por isso mesmo é um território pouco explorado e com um grande potencial para o profissional de Podologia.

Diferentes modalidades esportivas exigem análises diferentes ou apenas a interpretação dos resultados é diferente para cada esporte?

Cada modalidade esportiva apresenta suas necessidades específicas de acordo com o gesto esportivo. Muitas lesões são comuns a todas as práticas esportivas, como os entorses e rupturas de ligamentos, tendinites, fascites etc. Mas, estudando cada prática esportiva e os seus gestos, os calçados usados, o terreno onde o esporte é praticado, tudo isso pode ocasionar mais ou menos determinados tipos de lesões que podem ser minimizadas com o uso de palmilhas específicas, calçados adequados, procedimentos realizados por profissionais treinados para isso.

O ideal seria utilizar esse tipo de análise a partir de qual faixa etária quando se visa o alto rendimento esportivo?

As avaliações não têm idade mínima ou máxima. Desde que o indivíduo pratica um determinado tipo de esporte ele deve passar uma avaliação podológica.

Como você vê o mercado atual da podologia no esporte?

É um mercado enorme e pouco explorado, até mesmo porque somente agora começamos a divulgar o que faz o podólogo do esporte.

Qual a sua visão sobre o futuro da Podologia esportiva no Brasil?

A Podologia Esportiva tem um futuro promissor, principalmente após a realização das Olimpíadas do Rio de Janeiro, porque se espera que haja um crescimento pela procura da prática de esportes e com isso haverá uma necessidade cada vez maior de suporte para os atletas, como no caso da Podologia. Isso se deve, também, porque a Podologia no Brasil ainda não explorou todo o seu potencial na área esportiva, diferente do que acontece em outros países, em especial na Europa, em que o podólogo está inserido nas equipes esportivas de diversas modalidades.

Quais dicas você daria para quem quer ingressar nessa área? Existe um caminho a seguir?

Para ingressar na Podologia esportiva o ideal é fazer o Curso de Graduação em Podologia. Esse curso hoje pode ser encontrado na Universidade Anhembi Morumbi: 

http://portal.anhembi.br/cursos/podologia/#tab1

No Curso de Graduação em Podologia existe uma disciplina específica de Podologia Esportiva e estágio sobre o assunto realizado dentro de clubes e interagindo diretamente com atletas.

 

*Armando Bega é Coordenador do Curso de Graduação em Podologia da Universidade Anhembi Morumbi; Professor do Curso de Graduação em Podologia da Universidade Anhembi Morumbi; Disciplinas: Podologia Esportiva, Ortopodologia Mecânica, Estágios, Podologia Clínica em Diabetes, Podologia Física; Mestre em Educação Física (USJT); Especialista em Podiatria (UNIFESP); Enfermeiro (UNINOVE); Técnico em Podologia (IBRAP).