ENTREVISTA CELSO MARQUES – TREINADOR DE FUTEBOL DE SALÃO

Nessa entrevista falamos com Celso Marques*, treinador de futebol de salão sobre a modalidade e suas vertentes.

Celso Marques

.

.

Primeiro, um esclarecimento sobre a modalidade, pois temos duas vertentes do futsal:

  1. Futebol de Salão AMF (Associação Mundial de Futsal), o que detém os direitos da extinta FIFUSA a primeira Federação Mundial do Futsal. Com as regras praticamente inalteradas como o lateral e o escanteio cobrado com as mãos.
  2. Futsal FIFA, onde inicialmente tinha o nome de futebol de 5, que foi criada com oposição a FIFUSA, e as regras modificadas como o lateral e o escanteio cobrado com os pés.

.

Qual a formação necessária para ser técnico de Futebol de Salão AMF? Existe algum curso específico?

Para ser técnico necessariamente você tem que ter curso aprovado para a função registrado no CREF. Mas a meu ver o treinador profissional, no mínimo, deve ter uma formação universitária como Educador Físico, e ultimamente está sendo realizado curso específico de treinador, modelo utilizado na Europa.

Como a formação dos técnicos de Futebol de Salão no Brasil está em relação à formação no exterior?

Nós somos privilegiados quanto a isso, pois temos excelentes profissionais que estão a ministrar cursos de formação e aperfeiçoamento. Fora do Brasil eles estudam muito, boa teoria porém não tem o material humano para a realização. Não é a toa que as equipes brasileiras e seleção nacional levam vantagem. Eu colocaria o Brasil melhor em formação de treinadores.

No futebol de campo se valoriza muito os ex-atletas para assumirem cargos de direção técnica, mesmo sem formação alguma. No futsal acontece o mesmo? Realmente a experiência como jogador é fundamental para a função de técnico?

Sim acontece, mas não na mesma proporção que o futebol de campo. E os atletas que chegam a comandar equipe vem com uma excelente base de jogador e com instrução e estudo para assumir a função. A experiência de ser jogador é valida, pois tem a vivência de dentro da quadra. Alinhada experiência com o estudo devido para a função, tem excelentes chances de obter sucesso.

Como o mercado do futsal vê os profissionais que querem ingressar nessa área, mas que não atuaram como atletas profissionais?

Veem como adversários como em qualquer profissão, mas se você tiver potencial, estudo, competência, e souber que a humildade e simplicidade fazem a diferença. Vá à luta, aponta para Fé e rema. O oceano é grande tem água para todos, basta saber remar.

Hoje se valoriza muito a profissão de técnico nos esportes coletivos, você acredita que os profissionais estão realmente preparados para essa valorização?

Não estão preparados, acreditam que ainda ser treinador é um apito e um bom elenco. Mas acredito que temos excelentes cursos com profissionais capacitados, onde os novos e velhos treinadores e técnicos deveriam participar e se aprimorar. Hoje um jogo não se ganha mais somente em quadra, tem todo um trabalho realizado atrás das 4 linhas, ou você se aprimora ou fica para trás.

Quais seriam os profissionais que deveriam integrar a comissão técnica de uma equipe de alto rendimento, na base e no profissional?

Isso depende da realidade financeira e estrutural de cada equipe. E o Brasil passa por crises na qual tem que tirar leite de pedra, ou fazer muito com pouco.

Mas acredito que ambos a Base e como o Profissional deveria ter os mesmos profissionais envolvidos.

Sendo: Treinador, Auxiliar Técnico, Preparador Físico, Preparador de Goleiros, Fisiologista, Fisioterapeuta, Médico, Psicólogo, Nutricionista, Roupeiro.

Como é a remuneração dos profissionais, existe algum padrão, piso ou teto salarial?

A remuneração é um assunto delicado, não existe um padrão e sim currículo profissional e acho muito justo, pois quem está onde está e ganha o que merece, fez por merecer e conquistou o seu lugar. 

Em sua opinião, existe um perfil de liderança ideal para o técnico de futsal?

Em minha opinião o Líder Servidor, pois não se consegue nada se não for um exemplo e fizer com que o EU se transforme em NÓS e, que tenha ainda Personalidade, Tranquilidade, Controle Emocional, Determinação, Iniciativa e Organização.

Qual a sua visão sobre o futuro do Futebol de Salão AMF no Brasil?

Sempre acredito no melhor, o futsal FIFA e/ou futebol de salão AMF sempre irá existir, aqui no Brasil é um celeiro de astros e gênios, mais ainda depende da visibilidade dos meios de comunicação para aumentar mais os incentivos de empresas em apoio ao clubes e seleções para termos o crescimento da modalidade.

Quais dicas você daria para quem quer ingressar nessa área? Existe um caminho a seguir?

Se você quer passar finais de semana em quadras, noite assistindo jogos vai em frente. Não ouça os invejosos e os que não acreditam em você. Seja persistente e determinado.

Um caminho que indico é simples. Estude, se especialize na aérea, assista jogos, trabalhe duro e não tenha medo, pois o fracasso tem medo de pessoas determinadas e confiantes. E não seja mais um no meio de muitos, seja o melhor no meio de pouco.

.

.

*Celso Marques é graduado em Educação Física pela Universidade Paulista – Unip; Pós-graduado em treinamento desportivo e fisiologia do exercício – FAERPI ; Professor de Educação Física e Treinador de futsal da Faculdade de Belas Artes, Fefisa, Anhembi Morumbi, UNIP, Universidade Metodista; Treinador de futsal e coordenador esportivo da equipe Ford Futsal e Seleção Brasileira de Futsal (CNFS) AMF (2008 – 2011); Treinador de futsal do TRUJILLANOS FS, em Valera, Venezuela (2011 -2012); Treinador da Seleção do Chile de Futsal (ACHFS) AMF (2014 – 2015); Treinador da Seleção Brasileira de Futebol de Salão (CFSB) AMF (ATUAL).

.

.

.