ENTREVISTA ERIVELTON LIMA – OBSERVADOR TÉCNICO

Entrevista com o observador técnico do Grêmio de Porto Alegre, Erivelton Lima*.

Erivelton Lima

 

Quais as funções do observador técnico no futebol?

Uma das principais funções do observador técnico é a busca constante de novos talentos em diversas faixas etárias, para serem inseridos na categoria de base dos clubes, realizar avaliações abertas, visitar escolas de futebol e acompanhar os campeonatos estaduais de base.

Existe uma formação necessária para ser observador técnico de futebol?

Não existe. Porém eu acredito que a junção da formação em Educação Física com a de ex-atleta possa contribuir em muito na função de Captação de Atletas.

A experiência como atleta profissional é fundamental para a função de observador técnico?

Não acredito que seja fundamental. Como disse anteriormente eu sou amplamente defensor da união de teoria (curso superior) e prática (vivência) = Sucesso.

Como o mercado do futebol vê os profissionais que querem ingressar nessa área, mas que não atuaram como atletas profissionais?

Infelizmente o mercado do futebol é bastante fechado para não ex-atletas profissionais, porém, acredito que em um futuro próximo este paradigma seja totalmente rompido.

O observador técnico deve integrar a comissão técnica permanente de um clube?

Eu vejo que isto já deva constar obrigatoriamente no organograma do futebol de base, infelizmente hoje no futebol brasileiro são poucos clubes que tem um departamento de captação funcional. Nos clubes europeus estes departamentos já existem há alguns anos e com quantidade e qualidade de funcionários.

Quais as vantagens de um clube possuir um observador técnico?

Dentro de algumas vantagens vejo esta como a principal que é o custo e o tempo, sendo assim, otimizando o lucro e a sustentabilidade do clube.

Como é a remuneração dos profissionais, existe algum padrão, piso ou teto salarial?

Hoje o mercado tem bastante variação, alguns clubes trabalham com contrato de prestação de serviços e outros com CLT. A média do mercado varia entre R$ 3.000,00 (três mil reais) e R$ 8.000,00 (oito mil reais).

Quais dicas você daria para quem quer ingressar nessa área? Existe um caminho a seguir?

Principal dica que deixo é que realmente a pessoa que se habilitar a realizar a função de observador técnico goste de ver futebol.

Que a pessoa faça uma faculdade de Educação Física, participe de cursos, palestras, workshops, crie um banco de dados próprio, analise as equipes de base dos principais clubes de formação do Brasil.

.

 

*Erivelton Lima é atualmente observador técnico do Grêmio F.B.P.A.; Formado em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física; Master em Gestão do Futebol pela Federação Paulista de Futebol; Diretor Executivo de Futebol Profissional do Atlético Clube Paranavaí; Gerente de Futebol do C. A. Taboão da Serra; Ex-atleta profissional, tendo atuado em equipes como: C.A. Taboão da Serra, Adap Galo Maringá, Thailand Tobacco Monopoly, E.C. Novo Hamburgo, Oeste F.C., Botafogo F.C., Fortaleza E.C,  Ceará S.C., São Paulo F.C.

 .

.

.