ENTREVISTA EMERSON BALLIO – AUXILIAR TÉCNICO

Nessa entrevista falamos com Emerson Ballio*, auxiliar técnico da equipe sub-20 do Santos.

Prof. Emerson Ballio

Qual a formação necessária para ser auxiliar técnico de futebol? Existe algum curso específico ou a formação é a mesma que a de treinador?

Precisa ter conhecimento tático, técnico, físico, psicológico. Organização das sessões de treinos, interpretar o jogo do adversário, buscar informações sobre o próximo adversário. Identificar e administrar comportamentos desnecessários dos atletas.  O curso é o mesmo que para treinador.

Como a formação dos técnicos e auxiliares no Brasil está em relação à formação no exterior?

Na Europa, a exigência é desde o início dos anos 1990, então eles têm mais know-how. No Brasil, ainda não há exigência, mas acabo de participar da Licença B, da CBF, e gostei bastante.

Como você vê a atuação do auxiliar técnico, até onde ele pode ir para não acontecer atrito com o treinador?

Acredito que você deva expor sua opinião, sempre, e embasá-la, porém a última palavra é a do treinador, e você deve respeitá-la.

Como o mercado do futebol vê os profissionais que querem ingressar nessa área, mas que não atuaram como atletas profissionais?

Com certa restrição, até porque o Futebol tem situações muito específicas, e quem jogou, vivenciou este cenário.

Hoje se valoriza muito a profissão de técnico de futebol, existe uma valorização do auxiliar ou ele fica relegado a segundo plano?

Existe valorização do auxiliar, no Santos F. C., por exemplo, todas as categorias têm, é importante uma opinião de quem está diariamente no processo.

Você acha que o auxiliar deve fazer amizade para acompanhar sempre o treinador ou pode ser auxiliar fixo do clube? Como funcionam esses dois modelos?

É uma situação que ocorre naturalmente, porque somente o dia a dia vai determinar o grau de afinidade, confiança e respeito entre as partes. O profissional trazido pelo treinador, já conhece as exigências, peculiaridades do mesmo,  enquanto o do clube tenta seguir um padrão de desempenho que o levou até essa função.

Como é a remuneração dos profissionais, existe algum padrão, piso ou teto salarial? O auxiliar ganha muito menos que o treinador?

Eu, particularmente, procuro negociar a minha remuneração, mas o treinador deve ter um salário bem maior, pois é um gestor de toda comissão ,  inclusive do auxiliar,  e a responsabilidade é muito grande.

Qual a sua visão sobre o futuro do futebol no Brasil?

Acredito na capacitação de pessoas, e isto está ocorrendo, já estamos percebendo uma mudança, uma preocupação em resgatar a essência do futebol brasileiro com o entendimento do jogo atual, a tendência é melhorar muito.

Quais dicas você daria para quem quer ingressar nessa área? Existe um caminho a seguir?

Não existe receita pronta, mas unir a vivência à capacitação (estágio não é capacitação) é um caminho interessante.

.

.

*Emerson Ballio é auxiliar técnico da equipe sub-20 do Santos Futebol Clube; foi treinador das categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17 no Santos F. C.; Pós-graduado em Futebol e Futsal (UGF); Graduado em Educação Física (Unimes).

.

.

.