CINCO ESTRATÉGIAS DE COMO LIDERAR UMA EQUIPE DE FUTEBOL

Tendo em vista de que um dos maiores desafios de treinadores de futebol é ajudar atletas a atingirem melhores rendimentos pessoais e profissionais, desenvolvi neste artigo cinco estratégias que eu aplico em como liderar equipes de futebol mantendo-os dentro de um ambiente competitivo em alta performance em um longo período de tempo.

capacitacao 5

fonte: pixabay

Este artigo mostra como aplicar de forma bem organizada a compreensão de algumas práticas de LIDERANÇA e em quais momentos são necessários, seja ele em momentos de vitórias ou adversidades, pois temos que manter a linearidade nas nossas atitudes como líder para que a nossa equipe tenha apoio para estar equilibrado emocionalmente em suas atitudes e consequentemente atingir objetivos sustentáveis.

.

AS CINCO ESTRATÉGIAS DE LIDERANÇA

1 – Absorva vitórias e derrotas rápidas: Deixe sempre claro para a sua equipe que temos que nos concentrar e nos esforçar em manter a nossa meta principal como foco. A perda de foco após vitórias podem causar grandes danos durante o decorrer de uma temporada em todas as competições a serem disputadas.

2 – Dê exemplos pessoais: Muitos treinadores de futebol e líderes não possuem o desprendimento de sua posição para executar algumas tarefas além daquilo que lhes é atribuído. Fica às vezes achando que só pela sua posição ele se sentirá rebaixado em fazer algo simples que pode resolver problemas de forma eficiente.

O treinador-líder deve estar sempre disposto à assumir responsabilidades além daquelas que lhe são atribuídas, tomando sempre atitudes à frente de seus liderados tornando isto um hábito normal durante as tarefas diárias, sendo uma figura que tenha uma conduta visível e louvável pela sua ascendência em relação ao grupo.

3 – Como ser otimista e realista ao mesmo tempo: Existe uma certa insegurança e uma lacuna enorme sobre o que as pessoas pensam sobre si mesmas e o que elas realmente são, pois lhes faltam mais autoconfiança e serem mais positivas quando essas pessoas passam a ter uma visão intrínseca de suas próprias atitudes.

Existem estudos que dizem que 50% das pessoas se classificam como otimistas, mas na pura verdade interior e mental é que somos confusos na auto-avaliação de nossas atitudes otimistas. Vivemos numa atmosfera envolta de pessoas pessimistas que desestabilizam nossas emoções tentando a todos os momentos tirar nossa autoconfiança gerando conflitos interiores sobre nosso autoconhecimento.

4 – Mantenha o equilíbrio emocional: Os treinadores de futebol têm o seu nível emocional testado a todo momento em que sua equipe está sofrendo pressão externa e interna quando os resultados não são condizentes com a metodologia de trabalho, pois às vezes um método que deu certo no passado pode não ter os mesmos resultados em outras equipes.

O treinador de futebol vive o futebol de forma muito intensa, colocando todas as suas forças interiores para que o trabalho seja reconhecido e valorizado por meio de conquistas e que são os pontos-chave de sucesso em sua carreira que é muito estressante e muito desgastante.

5 – Como administrar conflitos: Os conflitos internos dentro de uma equipe de futebol sempre serão prejudiciais por criarem um ambiente desequilibrado, ocasionado por situações de hostilidades entre os membros de um grupo de trabalho e pela desconfiança por parte das pessoas, que se conflitam diante de diferenças interpessoais.

O papel do Treinador-líder neste caso é gerir as emoções e resolver problemas com bom senso, administrando suas reações em cada situação de conflito, sendo assim ele terá um objetivo maior de conscientizar a equipe que as ações devem ser executadas e aceitas por todos os membros do grupo de trabalho, alcançando assim objetivos em comum.

.

.

Por Rúbio Alencar
*Treinador de Futebol. Foi assistente técnico da Seleção Brasileira feminina Sub-20; Trabalhou em equipes de base e profissional como: Barueri, Portuguesa, Bandeirante (SP), Atlético Paranaense, Minas (MG), São José (SP), Chunnam Dragons (Coréia do Sul), Olímpia (SP), Ituano, Al Arabi (Qatar), Al Shamal (Qatar), Juventude, Caxias (RS). Pós-graduado em Fisiologia do Exercício (UFPR); Pós-graduado em Ciências do Esporte (UniABC); Graduado em Educação Física.

.

.

.

One thought on “CINCO ESTRATÉGIAS DE COMO LIDERAR UMA EQUIPE DE FUTEBOL

  1. Absorvi muitas informações que foram ricas para meu conhecimento que está em crescimento na área . Todos os artigos estão me ajudando aos entendimentos .obrigada professor Rubio

Comments are closed.