ENTREVISTA JOÃO BARBA – TREINADOR DE FUTSAL

Nessa entrevista falamos com João Batista Martins Neto*, mais conhecido como João Barba, que vai nos contar sobre a profissão de treinador de futsal.

Prof. João Barba

.

Qual a formação necessária para ser técnico de futsal? Existe algum curso específico?

Não. Existem vários cursos de futsal, mas nenhum que o torne técnico de futsal. A confederação realiza alguns cursos para a formação. O que é obrigatório é ter a carteira do CREF (Conselho Regional de educação Física).

Como a formação dos técnicos de futsal no Brasil está em relação à formação no exterior?

Hoje temos grandes treinadores no Brasil, mas os treinadores da Espanha ainda estão um pouco a nossa frente em termos de formação.

No futebol de campo se valoriza muito os ex-atletas para assumirem cargos de direção técnica, mesmo sem formação alguma. No futsal acontece o mesmo? Realmente a experiência como jogador é fundamental para a função de técnico?

Sim, a maioria dos treinadores são ex-atletas, mas existem os estudiosos.

Como o mercado do futsal vê os profissionais que querem ingressar nessa área, mas que não atuaram como atletas profissionais?

Existe espaço, se esses profissionais demonstrarem qualidade são bem aceitos.

Hoje se valoriza muito a profissão de técnico nos esportes coletivos, você acredita que os profissionais estão realmente preparados para essa valorização?

Acredito que muitos profissionais estão muito bem preparados, temos grandes exemplos disso como o Bernardinho e o Zé Roberto do voleibol, PC, Ferreti e Marquinhos Xavier do futsal. Hoje é preciso estar bem atualizado para ser técnico de alto rendimento.

Como é a remuneração dos profissionais, existe algum padrão, piso ou teto salarial?

Não existe um piso salarial, existem patrocinadores que remuneram seus profissionais por meio da qualidade da equipe.

Em sua opinião, existe um perfil de liderança ideal para o técnico de futsal?

A liderança é caracterizada pelo perfil de cada técnico, uns mais autoritários, outros mais amigos, mas todos têm que se impor pelo seu conhecimento. Não existe uma característica específica de treinador que seja correta, todas são desde que bem empregadas no momento certo.

Qual a sua visão sobre o futuro do futsal no Brasil?

Na atual conjuntura política e social do país, vejo o esporte de alto rendimento com muitas dificuldades, se a empresas não aderirem, a tendência é ficar cada vez mais difícil.

Quais dicas você daria para quem quer ingressar nessa área? Existe um caminho a seguir?

Se você é iniciante na área, comece pela base, estude, faça cursos que assim você terá mais condições de se tronar uma grande profissional.

.

.

*João Batista Martins Neto ou João Barba é Treinador de Futsal. Passou por equipes como: Suvinil, A.D.C. Mercedes-Benz, São Paulo/São Bernardo Futsal, A.D. São Bernardo Futsal. Graduado em Educação Física.

.

.

.