O QUE É MODELO DE JOGO?

Hoje se fala muito nessa expressão… Modelo de Jogo.

Então, o que é Modelo de Jogo?

.

Modelo de Jogo são os aspectos e princípios que regem a forma de jogar de determinada equipe. Esses aspectos abrangem os momentos do jogo: ataque, defesa, transição ofensiva e transição defensiva.

O treinador deve elaborar o seu Modelo de Jogo levando em consideração aquilo que entende como a melhor forma de atuar, as características dos seus atletas e a cultura do clube/local.

O Modelo de Jogo, bem construído e treinado, passa a ser um guia para as ações dos atletas, mesmo com a imprevisibilidade de uma partida de futebol. Com a construção de um Modelo de Jogo, a equipe tende a diminuir essa imprevisibilidade praticando ações coordenadas que se tornam, além de esteticamente mais agradável aos olhos de quem assiste, uma maneira mais adequada para suplantar o seu oponente e vencer as partidas.

Essa estruturação tende a diminuir o empirismo dentro do treinamento do futebol, mas em nada impede a criatividade, o improviso, a beleza plástica das jogadas. Isso somente coordenará ações e atitudes ofensivas e defensivas como conjunto, como equipe.

Outro aspecto é que o Modelo de Jogo deve ser adaptado as condições técnicas, físicas e cognitivas dos praticantes. Não se deve estabelecer um mesmo Modelo para crianças e adultos, alguns princípios podem ser os mesmos, mas não na sua plenitude.

.

Enfim, no futebol moderno praticado nos dias atuais, não se pode mais treinar equipes de futebol sem estabelecer padrões de conduta e comportamento individual e coletivo, ou seja, sem construir um Modelo de Jogo por mais simples que este seja.

.

.

Por Fabio Cunha
* Técnico de Futebol; Coordenador Técnico da A. D. Guarulhos; Professor da Faculdade de Educação Física da Unifieo; Mestre em Ciências do Movimento (UnG); Pós-graduado em Metodologia da Aprendizagem e Treinamento do Futebol (UGF); Pós-graduado em Psicologia Esportiva (UCB); Pós-graduado em Treinamento, Técnicas e Táticas Esportivas (Fac. Pitágoras) e Bacharel em Esporte com Habilitação em Treinamento em Futebol (USP). Autor dos livros: Torcidas no futebol: espetáculo ou vandalismo? e Técnico de futebol: a arte de comandar. Palestrante em cursos, seminários e congressos em todo o Brasil.

.

.

.