PERFORMANCE E INICIAÇÃO ESPORTIVA

A performance esportiva é determinada por uma série de fatores que compõem o treinamento e o desenvolvimento do atleta. Fatores esses, como a quantidade de unidades de treinamento; conteúdo; planejamento; treinamento técnico, tático, físico e psicológico; aquisição das habilidades motoras.

fonte: pixabay

.

Um dos aspectos mais relevantes no desempenho esportivo é a aprendizagem motora. Os atletas necessitam ter passado por um desenvolvimento sólido e harmonioso das habilidades motoras durante todas as etapas de sua vida, a fim de tentar buscar um desempenho otimizado dentro do futebol.

O desenvolvimento multilateral oferecido aos jovens atletas durante os anos iniciais de sua prática esportiva é outro aspecto muito importante e que parece oferecer uma boa base de aprendizagem e aquisição de novas habilidades que culminarão com o rendimento esportivo.

Não é recomendável e muito menos importante, que ocorra uma especialização precoce. O desenvolvimento multilateral, principalmente nas categorias até o sub-13, proporcionará aos atletas uma grande possibilidade de sucesso esportivo futuro.

Crianças que durante os estágios iniciais da sua infância desenvolveram a coordenação motora e, consequentemente, as habilidades motoras básicas, terão maior facilidade para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades específicas do futebol. É importante que o professor desenvolva no início do processo de aprendizagem motora, a coordenação motora e não outras capacidades, ou seja, o importante nessa faixa etária é aumentar o acervo motor da criança e não ensinar as habilidades específicas do futebol.

Até a idade de aproximadamente 14-15 anos, o treinamento de futebol deve enfatizar a parte técnica. Os outros aspectos como a tática, o condicionamento físico e o apoio psicológico devem ser treinados, mas o desenvolvimento da técnica deve ser a base e o objetivo principal do programa de treinamento.

.

.

Por Fabio Cunha
* Técnico de Futebol; Coordenador Técnico da A. D. Guarulhos; Professor da Faculdade de Educação Física da Unifieo; Mestre em Ciências do Movimento (UnG); Pós-graduado em Metodologia da Aprendizagem e Treinamento do Futebol (UGF); Pós-graduado em Psicologia Esportiva (UCB); Pós-graduado em Treinamento, Técnicas e Táticas Esportivas (Fac. Pitágoras) e Bacharel em Esporte com Habilitação em Treinamento em Futebol (USP). Autor dos livros: Torcidas no futebol: espetáculo ou vandalismo? e Técnico de futebol: a arte de comandar. Palestrante em cursos, seminários e congressos em todo o Brasil.

.

.

.