DESEMPENHO ESPORTIVO

A aprendizagem é oculta, pois se trata de uma mudança interna, já a performance é manifesta porque implica numa ação efetora. A aprendizagem é relativamente permanente, já a performance pode sofrer flutuações de tempo a tempo devido à influência de fatores como: condição física; crescimento e maturação; motivação e estados emocionais; condições de prática; requisitos da tarefa; fadiga; ferimentos e drogas.

fonte: pixabay

.

“O desenvolvimento da forma esportiva em qualquer um de seus modos de expressão obedece a um processo planejado e sistemático que se inicia na infância, mais precisamente na escola” (Greco, citado por VILANI, 2004). Ainda de acordo com Greco “o treinamento com crianças deve ser um passo dentro do processo de ensino-aprendizagem, sem atingir altos níveis de rendimentos”, uma vez que este nível de rendimento é o objetivo da fase final do processo, além de que a criança ainda não tem condições físicas, psíquicas e até mesmo sociais de suportar o tipo de carga demandada para o alto nível.

O sistema de Greco (VILANI, 2004) fundamenta-se em um critério multidisciplinar, onde o aspecto metodológico é estabelecido conforme a estrutura global do desenvolvimento humano.

O treinamento com crianças deve ser interpretado de acordo com Hahn, citado por VILANI (2004) como um treinamento preparatório para o desenvolvimento do rendimento futuro, oferecendo tanto a preparação das capacidades motoras multifuncionais quanto às formas específicas do esporte.

O Sistema de Formação Esportiva envolve estruturas altamente complexas, que vão desde questões políticas a pedagógicas, passando por meios biológicos, psicológicos, sociais e filosóficos. Controlar estas estruturas significa minimizar as diversas variáveis que envolvem o treinamento esportivo maximizando assim, o rendimento (VILANI, 2004).

“À medida que uma habilidade continua a melhorar, o desempenho parece envolver pouco ou nenhum raciocínio consciente. Embora o desempenho de habilidade motora não seja automático, no sentido real da palavra, a habilidade torna-se tão integrada, que assim parece ser” (GALLAHUE e OZMUN, 2001, p. 580).

.

O desempenho é o comportamento observável. É necessário, portanto realizar um acompanhamento no desempenho para avaliar a aprendizagem (MAGILL, 2002).

.

MAGILL (2002) determina alguns tipos de avaliação para controlar o desempenho:

1 – Observação da prática do desempenho

2 – Testes de retenção

3 – Testes de transferência

4 – Dinâmica de coordenação

.

“A técnica é determinada decisivamente pelo grau de desenvolvimento das qualidades físicas e psicológicas do praticante, as quais vão evoluindo regular e progressivamente ao longo do processo de aperfeiçoamento desportivo” (Matveiev, citado por MELO, 2001, p. 46).

.

.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Tradução de Maria Aparecida da Silva Pereira Araújo. São Paulo: Phorte, 2001.

MAGILL, R. A. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. Tradução Dra. Aracy Mendes da Costa. São Paulo: Edgard Blücher, 2002.

MELO, R. S. Futebol: da iniciação ao treinamento. Rio de Janeiro: Sprint, 2001. (Cap. Aprendizagem Motora, p. 33-47).

VILANI, L. H. P. O sistema de formação esportiva e as possibilidades de ação para o desenvolvimento do Tênis de Mesa Mineiro. Disponível em: <http://www.efdeportes.com>. Revista Digital, Buenos Aires, ano 5, n. 28, dez. 2000.

.

.

.

Por Fabio Cunha
* Técnico de Futebol; Coordenador Técnico da A. D. Guarulhos; Professor da Faculdade de Educação Física da Unifieo; Mestre em Ciências do Movimento (UnG); Pós-graduado em Metodologia da Aprendizagem e Treinamento do Futebol (UGF); Pós-graduado em Psicologia Esportiva (UCB); Pós-graduado em Treinamento, Técnicas e Táticas Esportivas (Fac. Pitágoras) e Bacharel em Esporte com Habilitação em Treinamento em Futebol (USP). Autor dos livros: Torcidas no futebol: espetáculo ou vandalismo? e Técnico de futebol: a arte de comandar. Palestrante em cursos, seminários e congressos em todo o Brasil.

.

.

.