ENTREVISTA RODRIGO BARROCA – TREINADOR DE GOLEIROS

Falamos com Rodrigo Barroca* sobre a profissão de Treinador de Goleiros.

Rodrigo Barroca

 

Qual a formação necessária para ser preparador de goleiros de futebol? Existe algum curso específico?

Segundo o CREF (Conselho Regional de Educação Física), o treinador de goleiros teria que ter formação em Educação Física, mas infelizmente essa fiscalização não existe.

Se todo treinador fosse educador físico, estaríamos muito mais evoluídos que já estamos.  

 

Como a formação dos preparadores de goleiros no Brasil está em relação à formação no exterior?

A FIFA já está realizando cursos para se tirar a licença para Treinador de Goleiros. A CBF está realizando apenas cursos de aperfeiçoamento, mas ainda não tem uma licença específica.

 

No futebol se valoriza muito os ex-atletas para assumirem cargos de direção técnica, mesmo sem formação alguma, realmente a experiência como jogador é fundamental para a função de preparador de goleiros?

Eu acho que é de extrema necessidade ter sido goleiro no passado, pois para montar um treino e bater na bola, qualquer pessoa pode se adaptar, agora ajustar um erro ou um posicionamento do seu goleiro, você tem que ter sido goleiro para poder passar seus ensinamentos, suas experiências à ele. 

 

Como o mercado do futebol vê os profissionais que querem ingressar nessa área, mas que não atuaram como atletas profissionais?

Os clubes com estrutura possuem treinadores de goleiros de grande qualidade, que foram goleiros em sua grande maioria. Agora os clubes menores, sem estrutura, que pagam baixos salários, contratam “chutadores de bola”, que na maioria dos casos não foram goleiros e nem são educadores físicos.

 

Como é a remuneração dos profissionais, existe algum padrão, piso ou teto salarial?

Não existe padrão, existem apenas os clubes pequenos que pagam salários muito baixos, pois “nós” Treinadores de Goleiros não nos valorizamos e acabamos aceitando. 

Os Treinadores de Goleiros ainda são muito mal remunerados no Brasil. Com raras exceções de altos salários, acima dos 30 mil reais, em sua grande maioria os salários variam entre 2 mil e 5 mil reais. 

 

Você acha que a função de preparador de goleiros é valorizada no Brasil? Os técnicos dão valor a função?

Essa função está crescendo e evoluindo muito. Acho importante a CBF, em conjunto, com o CREF exigirem que os Treinadores de Goleiros estudem para evoluir o seu método de trabalho. Hoje o treinador valoriza muito o trabalho desse profissional, pois ele é específico da posição. 

 

Até que ponto o preparador de goleiros pode interferir na escalação de um goleiro? A decisão é do preparador ou do técnico?

Quando trabalhei fora do Brasil, a escalação do goleiro era 100% do Treinador de Goleiros, sabendo que a última palavra é sempre do treinador, mas nunca tive problema nos sete anos que fiquei no exterior. Aqui no Brasil estamos evoluindo, mas acho que na maioria dos casos há uma troca de informações entre os treinadores para se tomar a melhor decisão.

 

Quais dicas você daria para quem quer ingressar nessa área? Existe um caminho a seguir?

Na minha opinião, todo treinador deveria ter sido atleta e realizar o curso de Educação Física para ter um melhor conhecimento para aplicar no dia a dia com os goleiros. Se atualizar sempre, realizando cursos, workshop, estágios, acompanhar os trabalhos de outras escolas para adaptar à nossa do Brasil. 

.

.

*Rodrigo Barroca é Treinador de Goleiros a 19 anos. Formado em Educação Física; Licença FIFA -Qatar 2016; trabalhou nas equipes: Portuguesa (SP), Barueri (SP), Al Shoalah (Qatar), Mesaimer Club (Qatar), Al Shamal (Qatar), Seleção Qatar (Sub-23), Red Bull, Comercial (SP), Oeste (SP), Brasiliense (DF), Vila Nova, Taboão da Serra (SP), Guarulhos (SP).

.

.

.