ENTREVISTA JÂNIO BERNARDINO – TREINADOR DE FUTEBOL

Entrevistamos Jânio Bernardino* falando sobre a profissão de treinador de futebol.

.

 Qual a formação necessária para ser técnico de futebol? Existe algum curso específico?

Ter conhecimento e entendimento de futebol e esporte e, experiência vivida e adquirida na prática; ter formação de futebol por meio de cursos licenciados e reconhecidos pelos principais órgãos do futebol; ter formação em Educação Física e Esporte em faculdades. Existem cursos de capacitação e qualificação de treinador nos sindicatos regionais; os cursos para ter licenças da CBF Academy; cursos complementares on-line em formato EAD.

Como a formação dos técnicos de futebol no Brasil está em relação à formação no exterior?

Acredito que estamos atrás devido aos países de exterior formarem técnicos com excelência a mais tempo e, por serem expressão em mercado mundial. No momento já estamos mais interessados em nos qualificarmos mais em prol da melhor formação dos treinadores.

No futebol se valoriza muito os ex-atletas para assumirem cargos de direção técnica, mesmo sem formação alguma, realmente a experiência como jogador é fundamental para a função de técnico?

Não é o suficiente, porém, a experiência vivida e adquirida na prática é importante, mas que caminhe junto com acervo teórico.

Como o mercado do futebol vê os profissionais que querem ingressar nessa área, mas que não atuaram como atletas profissionais?

​Creio que nos dias atuais o mercado está mais acessível ao profissional graduado e qualificado que, em outrora, nunca teve sequer a experiência de atleta no campo.

Hoje se valoriza muito a profissão de técnico de futebol, você acredita que os profissionais estão realmente preparados para essa valorização?

Na grande maioria não, porém, existem profissionais que estão bem preparados para tal e com direito de reivindicar por melhor valorização.

Quais seriam os profissionais que deveriam integrar a comissão técnica de uma equipe de alto rendimento, na base e no profissional?

Uma Comissão Técnica equilibrada deveria ter: Técnico; Auxiliar Técnico; Preparador Físico; Preparador de Goleiros; Analista de Desempenho; Fisiologista; Nutricionista; Fisioterapeuta; Massoterapeuta; Mordomo; Roupeiro.

Como é a remuneração dos profissionais, existe algum padrão, piso ou teto salarial?

Teoricamente o sistema de remuneração salarial deve-se em via de regra ser destinada aos profissionais conforme o contexto hierárquico de uma atividade profissional do futebol e que seja satisfatório para todos os envolvidos conforme as funções, mas ainda existem salários onde profissionais ganham mais e outros ganham menos, satisfazendo uns e desagradando outros.

No futebol brasileiro não existe um padrão com saúde na atividade. Em sua opinião, existe um perfil de liderança ideal para o técnico de futebol?

​Na minha opinião existem perfis com liderança e com identidade que se adapte ao perfil do clube. Existe o técnico que comanda com proposta de cobrar objetivos do atleta; existe o treinador mais “linha dura”, mas de certa forma inteligente para gestão interpessoal; existe o técnico com perfil de metodologias táticas; existe o perfil de psicólogo etc. Enfim, encontramos todos os padrões de liderança.

Qual a sua visão sobre o futuro do futebol no Brasil?

​Um futuro cada vez mais político, em partes, importante positivamente em prol do desporto, mas em outra parte, pode seguir com pensamento amadorista. Portanto, creio que no futuro próximo podemos viver de futebol um pouco mais decente e menos amador.

Quais dicas você daria para quem quer ingressar nessa área? Existe um caminho a seguir?

O caminho ao interessado que queira exercer a função é nunca pensar que aprenderá tudo, mas sim que este tenha consciência que buscar por novos conhecimentos e ter a humildade de querer aprender mais e mais, deva ser o caminho certo para chegar ao sucesso e a seguir à excelência. Estude, pratique, troque ideias e informações, cresça, aprenda sempre. Nessa linha de pensamento com certeza poderá ser um grande profissional técnico de futebol.

.

.

* Jânio Bernardino é treinador profissional de futebol, Licenciado CBF e CONCACAF. Clubes como treinador profissional: da S.D. Panamá Oeste (Panamá), Andreense (SP), Aliança Atlética (CE); Clubes como treinador de base: Elosport Capão Bonito (SP); Graduado em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá; Ex-atleta com passagens por: Brasiliense (DF), Lemense (SP) e Bragantino (SP).

 .

 .

.