Para que o treinamento ocorra de maneira satisfatória objetivando a formação completa dos jogadores e a conquista das vitórias, o treinador deve seguir uma série de etapas para atingir essas metas.
Sugiro algumas recomendações abaixo:
- Os treinamentos, exercícios e atividades devem ser planejados previamente.
- Participe ativamente do treinamento, corrigindo, orientado e conduzindo os exercícios.
- Pense e elabore exercícios que se aproximem da realidade do jogo.
- Evite a repetição contínua dos treinos. A diversificação auxilia no desenvolvimento físico, técnico e tático, além de ajudar no aspecto motivacional.
- Inicie dos exercícios mais simples para os mais complexos, principalmente com crianças. Comece com exercícios em pequenos grupos e espaços e vá aumentando gradativamente de acordo com a assimilação e o amadurecimento dos atletas.
- Procure adotar esquemas e táticas de fácil assimilação ao nível de seus atletas. Muitos treinadores inventam fórmulas mirabolantes e acabam por confundir os atletas e não conseguem seus objetivos.
- Os atletas devem vivenciar diferentes sistemas e estratégias, respeitando sempre a filosofia de jogo do clube.
- Não utilizar durante os jogos o que não foi treinado durante a semana, a menos que seja numa situação inesperada.
- Crie o hábito de documentar as aulas, fazer relatórios dos treinos..
.
.
Por Fabio Cunha
* Técnico de Futebol; Professor da faculdade de Educação Física da Unifieo; Mestre em Ciências do Movimento (UnG); Pós-graduado em Metodologia da Aprendizagem e Treinamento do Futebol (UGF); Pós-graduado em Psicologia Esportiva (UCB); Pós-graduado em Treinamento, Técnicas e Táticas Esportivas (Fac. Pitágoras) e Bacharel em Esporte com Habilitação em Treinamento em Futebol (USP). Autor dos livros: Torcidas no futebol: espetáculo ou vandalismo? e Técnico de futebol: a arte de comandar. Palestrante em cursos, seminários e congressos em todo o Brasil.
.
.
.