ENTREVISTA DIOGO CERBASI – TREINADOR DE GOLEIROS

Falamos com Diogo Cerbasi* sobre a profissão de Treinador de Goleiros.

Diogo Cerbasi

.

Qual a formação necessária para ser preparador de goleiros de futebol? Existe algum curso específico?

Não existe curso específico, mas ter sido goleiro é um grande diferencial e ter a faculdade de educação física valoriza o profissional e contribui para a preparação do goleiro nas respectivas competições e treinamentos diários.

Como a formação dos preparadores de goleiros no Brasil está em relação à formação no exterior?

Atualmente no Brasil a grande maioria dos treinadores de goleiros tem graduação e na minha opinião não deixa nada a desejar para os profissionais que trabalham no exterior. Os treinadores de goleiros brasileiros têm estudado muito.

No futebol se valoriza muito os ex-atletas para assumirem cargos de direção técnica, mesmo sem formação alguma, realmente a experiência como jogador é fundamental para a função de preparador de goleiros?

Na minha opinião ter a experiência como goleiro contribui muito para ser um bom treinador de goleiros, pois o goleiro é uma posição muito específica no futebol com muitos detalhes técnicos, táticos, físicos e psicológicos.

Como o mercado do futebol vê os profissionais que querem ingressar nessa área, mas que não atuaram como atletas profissionais?

Observo que na função de treinador de goleiros existem profissionais que não foram goleiros, mas são poucos que tem vida longa na profissão.

Como é a remuneração dos profissionais, existe algum padrão, piso ou teto salarial?

Não existe piso salarial e muitos profissionais não se valorizam aceitando salários muitos baixos, acabando por desvalorizar a classe que deveria ser mais respeitada.

Você acha que a função de preparador de goleiros é valorizada no Brasil? Os técnicos dão valor a função?

Poucos técnicos valorizam a nossa função, mas observo que as coisas estão mudando quanto a isso e existem treinadores que deixam o treinador de goleiros responsável pelo setor defensivo, eu já tive a oportunidade de trabalhar com treinadores assim.

Até que ponto o preparador de goleiros pode interferir na escalação de um goleiro? A decisão é do preparador ou do técnico?

Existem técnicos que deixam o treinador de goleiros responsável por escalar o goleiro e outros já assumem total responsabilidade. Essa questão varia de treinador para treinador.

Quais dicas você daria para quem quer ingressar nessa área? Existe um caminho a seguir?

Para o profissional que deseja ingressar nessa área, esteja atento aos estudos, análise de pequenos detalhes pois fazem grandes diferenças. Ouvir profissionais que já estão a mais tempo na área, sempre estar atualizado e ter bom relacionamento com os goleiros que trabalha diariamente.

Tratar todos por igual e não somente o que está como titular no momento, pois todos são importantes no grupo.

.

.

*Diogo Cerbasi é atualmente treinador de goleiros do Guarani F. C. Trabalhou nas equipes do Independente F. C. (SP), A. A. Internacional (SP), A. E. Velo Clube (SP), Ittihad Kalba F. C. (Emirados Árabes Unidos); Pós-graduado em Treinamento Desportivo; Graduado em Educação Física; Licenciado pela CBF; Licenciado pela Confederação Asiática de Futebol.

.

.