ENTREVISTA DENIS GAGO – PREPARADOR DE GOLEIROS

Nessa entrevista falamos com o preparador de goleiros Deni Gago*.

Denis Gago

.

Qual a formação necessária para ser preparador de goleiros de futebol? Existe algum curso específico?

Ser formado em Educação Física é um diferencial. Existe hoje a ABTG (Associação Brasileira de Treinadores de Goleiros) que disponibiliza cursos específicos para esta profissão.

Como a formação dos preparadores de goleiros no Brasil está em relação à formação no exterior?

Há poucas informações de Treinamento de Goleiros no exterior, mas sabemos que é preciso evoluir ainda mais, mesmo que nossa profissão no Brasil tenha evoluido muito nos últimos anos.

No futebol se valoriza muito os ex-atletas para assumirem cargos de direção técnica, mesmo sem formação alguma, realmente a experiência como jogador é fundamental para a função de preparador de goleiros?

Sim, é de grande importância, entretanto ter uma formação irá agregar e capacitar ainda mais este profissional para desempenhar sua função.

Como o mercado do futebol vê os profissionais que querem ingressar nessa área, mas que não atuaram como atletas profissionais?

Há um certo preconceito, porque é uma área especifica, e requer experiência nesta função de goleiro, mas o que não impede de um profissional que não foi atleta desempenhar a mesma, mas irá exigir que o profissional busque este conhecimento teórico e prático.

Como é a remuneração dos profissionais, existe algum padrão, piso ou teto salarial?

Não, isso varia de acordo com o clube, campeonatos, região e assim por diante.

Você acha que a função de preparador de goleiros é valorizada no Brasil? Os técnicos dão valor a função?

Hoje, os treinadores estão reconhecendo que a preparação de goleiros é importante, tanto quanto a dos preparadores físicos e auxiliares técnicos. Hoje o preparador de goleiros é peça fundamental e fixa de uma comissão técnica.

Até que ponto o preparador de goleiros pode interferir na escalação de um goleiro? A decisão é do preparador ou do técnico?

A decisão é sempre do técnico, porém há diálogo para definir o que é melhor para equipe.

Quais dicas você daria para quem quer ingressar nessa área? Existe um caminho a seguir?

Primeiramente gostar de futebol e, saber que trabalhar com o esporte mais popular do Brasil requer uma grande preparação tanto teórica, quanto prática e psicológica.

.

.

*Denis Gago é Preparador de Goleiros da equipe profissional do Olímpia F. C. Trabalhou com os goleiros das equipes profissionais do Osasco Audax, Grêmio Osasco, Audax Rio, Nacional A. C.; foi preparador de goleiros nas categorias de base do S. C. Corinthians Paulista; Pós-graduado em Treinamento Desportivo (Gama Filho); Graduado em Educação Física (Uniban).

.

.

.