VOCÊ SABE O QUE É SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL NO ESPORTE

Empresas privadas, órgãos governamentais, ONGs e outras procuram a cada dia empregar novos conceitos de gerenciamento e também de desenvolvimento sustentável. Os termos sustentabilidade e desenvolvimento sustentável vêm sendo muito divulgados e utilizados no mundo atual.

Com as mudanças que vêm ocorrendo no mundo, sejam climáticas, econômicas, culturais ou sociais, as pessoas e as organizações estão tomando atitudes drásticas para sanar e evitar problemas futuros. Como as mudanças são mundiais, as entidades esportivas também devem se adequar a esses conceitos e práticas.

Além das práticas de Governança Corporativa e mudanças administrativas, as instituições têm procurado incorporar no seu planejamento e na sua atuação, os conceitos de sustentabilidade, contribuindo assim para a renovação dos recursos e em implantar um sistema que seja autossustentável.

Sustentabilidade é um conceito que surgiu na década de 1980, após a constatação de inúmeras formas de agressão ao meio ambiente, ocasionadas por interferência humana. O termo está relacionado à renovação, ou seja, os aspectos econômicos, culturais, sociais e ambientais da sociedade humana necessitam de uma continuidade. O conceito se refere a um sistema que se renova e se completa, sem agredir o local em que vivemos.

Segundo o Relatório da Comissão Brundtland (apud MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE PORTUGAL, 2006, p. 18), “o desenvolvimento sustentável satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras poderem também satisfazer as suas”.

A essência do conceito está contido em apenas quatro palavras “Enough for everyone, forever” (O suficiente para todos e para sempre). Estas palavras encerram as ideias de recursos limitados, consumo responsável, igualdade e equidade e perspectiva de longo prazo, todas elas correspondentes a conceitos importantes do domínio do desenvolvimento sustentável (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE PORTUGAL, 2006, p. 18).

 

Conforme a World Commission on Environment and Development (1987), desenvolvimento sustentável é definido como o “desenvolvimento que dá resposta às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras darem resposta às suas próprias necessidades”.

Para o International Institute for Sustainable Development (2010), os três principais aspectos do desenvolvimento sustentável são: ambiente, economia e comunidade. Afirma ainda que o desenvolvimento sustentável é um processo em constante evolução, reunindo fatores culturais, sociais, econômicos e ambientais; é necessário para criar oportunidades, prosperidade e escolhas e deve proceder de modo que deixe alternativas disponíveis para as gerações futuras.

Para não ficarem à margem dos conceitos modernos de administração e gerenciamento, os clubes e instituições esportivas têm adotado a prática da sustentabilidade no seu cotidiano. Num primeiro momento o esporte demorou a adotar o desenvolvimento sustentável. Enquanto empresas vêm adotando essa prática há anos, o esporte ainda carece de muito estudo e aperfeiçoamento nessa área.

Exemplos de sustentabilidade no esporte:

– As camisas que as seleções do Brasil, Austrália, Holanda e Portugal utilizarão na Copa do Mundo da FIFA 2010 são feitas 100% com material reciclado. São utilizadas oito garrafas plásticas recicladas para fabricação de cada uniforme.

– A malha Take®, fabricada pela Santaconstancia Tecelagem, foi criada a partir da fibra de bambu, dispensa a utilização de agrotóxicos e contribui com a renovação do ar. O tecido tem propriedade bacteriostática, que evita o odor do suor, e ajuda a manter a temperatura ideal do corpo durante a atividade física.

– O ginásio Richmond Olympic Oval, local onde foram disputadas as provas de patinação de velocidade nos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver 2010, foi construído com madeira reaproveitada, tem capacidade de armazenar água da chuva para usar nos sanitários e irrigar árvores e de utilizar o calor das máquinas de fazer gelo para gerar energia.

– A academia EcoFit (www.ecofit.com.br), em São Paulo, é uma academia com preocupação e responsabilidade social. Intitulada a única academia ecológica do Brasil, possui uma estrutura física voltada à otimização e preservação dos recursos naturais. Nos vestiários, foram instalados chuveiros com arejadores e de timer para medir o tempo dos banhos e promove campanhas de reciclagem e desperdício.

– O economista americano Ian McKee e o arquiteto brasileiro Vicente de Castro Mello idealizaram e escreveram o Projeto Copa Verde, que inclui as EcoArenas e planos que envolvem todos os serviços a serem prestados aos brasileiros e visitantes durante a Copa do Mundo da FIFA em 2014. Copa Verde é a competição pela sustentabilidade. Por exemplo, os estádios de futebol têm vida útil que varia entre 50 e 70 anos, com isso, necessitam da implantação de sistemas de uso racional de água e fontes de energia renováveis.

– O Clube Esportivo Helvetia utiliza a energia solar para aquecer suas piscinas e os chuveiros dos vestiários. Com o uso dessa tecnologia, além do ganho ambiental, o clube teve um ganho econômico. Economizou, em um ano, 9% nas contas de água e 29% nas contas de energia elétrica.

– O Esporte Clube Pinheiros possui um Sistema de Gestão Ambiental. Tem como meta reduzir continuamente o impacto dos serviços que causem prejuízo ao meio ambiente, sendo respaldada pelos seguintes princípios: Preservação é dever de todos os diretores, empregados e colaboradores do clube; buscar a atuação preventiva como forma prioritária de ação; sensibilizar o público frequentador para o respeito ambiental; atender aos requisitos legais aplicáveis e outros subscritos pela organização relacionados ao meio ambiente.

O que é sustentabilidade?

http://www.youtube.com/watch?v=ML71aObeRbg

Além da inclusão da prática de sustentabilidade no seu dia a dia, os clubes, principalmente aqueles com grande impacto no cenário esportivo nacional, devem se preocupar com a sua responsabilidade social. O conceito muitas vezes é confundido com filantropia, mas não se refere somente ao bem estar social, existe uma relação direta com a saúde dos negócios.

De acordo com a Comissão Europeia (UNIÃO EUROPEIA, 2005), por meio do seu portal eletrônico, define a responsabilidade social como “a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais por parte das empresas nas suas operações e na sua interação com outras partes interessadas”.

Muitas vezes, espera-se dos órgãos governamentais a iniciativa de promover ações sociais, realizando campeonatos e torneios para os mais diversos públicos, oferecendo assim ao público oportunidade de praticar um esporte. Os clubes e associações também podem contribuir nesse sentido, estabelecendo atividades para crianças e jovens usarem o esporte como uma interação social e até seguirem no caminho profissional.

Outra forma das entidades esportivas incorporarem a responsabilidade social é promovendo campanhas de caráter social, como arrecadação de alimentos e vestuário, campanhas contra a violência e outras. Muitos clubes no Brasil e no exterior têm adotado essa prática.

Fonte: Pixabay

Fonte: Pixabay

Exemplos de responsabilidade social no esporte:

– Clubes de futebol pelo mundo fizeram campanhas para arrecadar fundos para as vítimas dos terremotos no Haiti em 2010.

– A Nike, empresa de material esportivo, tem focado seu trabalho de responsabilidade social em três frentes: primeiro em assegurar melhores condições de trabalho nas indústrias que fabricam seus produtos por meio de uma mudança positiva sistemática nas manufaturas dos calçados, equipamentos e vestuário; segundo, a empresa está comprometida a fazer da sustentabilidade ambiental um atributo principal na inovação dos produtos e a terceira meta é contribuir para as comunidades, contribuindo para que o acesso ao esporte e atividades físicas sejam um direito fundamental de todo jovem.

– O Esporte Clube Pinheiros, há anos utiliza os meios de divulgação como a revista e o site da instituição para prestar contas de suas ações aos associados. Além de respeitar os direitos dos trabalhadores, de acordo com a legislação trabalhista, investe no desenvolvimento pessoal e profissional de seus empregados, bem como na melhoria das condições de trabalho e no estreitamento de suas relações com os empregados. O clube estabelece a política ambiental e caminha para a certificação ISO14001.

– Em 2004, a Federação Paulista de Futebol, criou o Departamento de Inclusão Social; por meio desse setor, surgiu o Projeto Nosso Sonho, destinado a contribuir para a boa formação de jovens através da prática esportiva. O processo de construção da cidadania por meio do futebol se dá pelo reconhecimento e o respeito das regras, das diferenças individuais, pelo combate ao preconceito, pela participação do processo grupal, pela ampliação da consciência dos direitos e deveres e pela confiança no potencial de transformação de cada um.

REFERÊNCIAS:

INTERNATIONAL INSTITUTE FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT (IISD). Disponível em: <www.iisd.org>. Acesso em: 8 mar. 2010.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE PORTUGAL, ed. Educação para a Cidadania. Guião de Educação para a Sustentabilidade: Carta da Terra. Dezembro 2006. Disponível em: <http://www.earthcharterinaction.org/invent/images/uploads/ECTG%20(Portuguese).pdf>. Acesso em: 8 mar. 2010.

UNIÃO EUROPEIA. Responsabilidade Social das Empresas: um contributo das empresas para o desenvolvimento sustentável. 5 de julho de 2005 Disponível em:<http://europa.eu/legislation_summaries/employment_and_social_policy/employment_rights_and_work_organisation/n26034_pt.htm>. Acesso em: 12 mar. 2010.

WORLD COMMISSION ON ENVIRONMENT AND DEVELOPMENT. The report of the world commission on environment and development, 1987.

Por Fabio Cunha*

* Técnico de Futebol; mestre em Ciências do Movimento (UnG); pós-graduado em Metodologia da Aprendizagem e Treinamento do Futebol (UGF); pós-graduado em Psicologia Esportiva (UCB); pós-graduado em Treinamento, Técnicas e Táticas Esportivas (Fac. Pitágoras) e Bacharel em Esporte com Habilitação em Treinamento em Futebol (USP). Autor dos livros: Torcidas no futebol: espetáculo ou vandalismo? e Técnico de futebol: a arte de comandar. Palestrante em cursos, seminários e congressos em todo o Brasil.