O INCRÍVEL FUTEBOL AMERICANO

No dia 7 de fevereiro de 2016 acontecerá a 50ª edição do Superbowl (a grande final do futebol americano nos Estados Unidos).

As cifras só aumentam a cada ano, cada comercial de 30 segundos durante o evento custará 5 milhões de dólares (quase 20 milhões de reais), um aumento de 11% em relação ao ano anterior.

Para se ter uma ideia, a audiência do Superbowl 2015, só nos Estados Unidos, girou em torno de 114 milhões de telespectadores, esse número deverá aumentar esse ano, até por ser uma edição histórica.

Dados da emissora ESPN, principal detentora dos diretos de transmissão do evento no Brasil, dão conta de um aumento na audiência em torno de 800% nos últimos três anos.

Print

A aparição do esporte nas redes sociais brasileiras também é enorme, cresce de forma assustadora a cada ano no país. As mídias sociais são grandes ferramentas para a popularização do esporte no Brasil.

A atuação, no campeonato dessa temporada, do brasileiro Cairo Santos, kicker do Kansas City Chiefs, auxiliou no interesse dos brasileiros pelo esporte. O atleta brasileiro foi um dos destaques e ajudou a levar a sua equipe à disputa dos playoffs nessa temporada.

O esporte ainda é amador no país, mas já existem dois campeonatos nacionais: o Torneio Touchdown e a Liga Brasileira de Futebol Americano (LBFA).

Será que com todo esse crescimento, o nosso futebol, o soccer como chamam os americanos, está ameaçado.

 

Por Fabio Cunha*

* Mestre em Ciências do Movimento (UnG); pós-graduado em Metodologia da Aprendizagem e Treinamento do Futebol (UGF); pós-graduado em Psicologia Esportiva (UCB); pós-graduado em Treinamento, Técnicas e Táticas Esportivas (Fac. Pitágoras) e Bacharel em Esporte com Habilitação em Treinamento em Futebol (USP). Autor dos livros: Torcidas no futebol: espetáculo ou vandalismo? e Técnico de futebol: a arte de comandar. Palestrante em cursos, seminários e congressos em todo o Brasil.