RÚSSIA 2018 – ENFIM CHEGOU O GRANDE DIA

Enfim, hoje 14 de junho, começa o maior espetáculo esportivo do mundo. A Copa do Mundo de futebol da FIFA que acontece a cada quatro anos é esperada pelos fãs do futebol em todo o mundo.

.

Durante o período de um mês que compreende o evento, muitos países praticamente “param” e grande parte de seus habitantes “vive em função dos jogos”.

Segundo informações da FIFA, na Copa do Mundo de 2014, foram 3,2 bilhões de espectadores ao longo da disputa do evento, número igual ao de 2010. A estimativa foi que 280 milhões assistiram aos 64 jogos pela internet. Para a Copa do Mundo da Rússia, espera-se que esse número aumente um pouco.

.

Alguns números da Copa de 2014 que devem ser superados em 2018:

Participação

– 14 mil voluntários selecionados para participar da Copa;

– 246 mil credenciais impressas;

– Mais de 1000 shows ao vivo nos Fifa Fan Fests.

Ingressos

– Mais de 11 milhões de pedidos; 

– Ingressos alocados: 3.141.908.

Seleções

– Mais de 300 toneladas de equipamentos de seleções;

– Mais de 500 horas de voos domésticos com as seleções participantes;

– 280 mil km voados pelas seleções ou 7 voltas ao redor do globo.

Serviços médicos

 Mais de 2 mil profissionais de saúde nos estádios;

– 112 ambulâncias nos estádios;

– 105 postos médicos nos estádios; 

– 6.230 atendimentos médicos em dias de jogos.

.

Além dos vultuosos números financeiros, econômicos, sociais e culturais, o que todos esperam é o desempenho das seleções durante os jogos. A qualidade das partidas, o rendimento individual e coletivo dos atletas, as belas jogadas, muitos gols, os grandes jogos é o que todos almejam, desejam, esperam e torcem para ver durante a Copa do Mundo Rússia 2018.

Vamos aguardar que essa Copa do Mundo seja um exemplo dentro e fora do campo e que a seleção que apresentar o melhor futebol nos aspectos técnicos e táticos vença a disputa.

Que o  FUTEBOL-ARTE  triunfe!

.

.

Por Fabio Cunha
* Técnico de Futebol; Coordenador Técnico da A. D. Guarulhos; Professor da Faculdade de Educação Física da Unifieo; Mestre em Ciências do Movimento (UnG); Pós-graduado em Metodologia da Aprendizagem e Treinamento do Futebol (UGF); Pós-graduado em Psicologia Esportiva (UCB); Pós-graduado em Treinamento, Técnicas e Táticas Esportivas (Fac. Pitágoras) e Bacharel em Esporte com Habilitação em Treinamento em Futebol (USP). Autor dos livros: Torcidas no futebol: espetáculo ou vandalismo? e Técnico de futebol: a arte de comandar. Palestrante em cursos, seminários e congressos em todo o Brasil.

.

.

.