ENTREVISTA RUBIO ALENCAR – TREINADOR DE FUTEBOL

Saiba mais sobre a profissão de treinador de futebol nessa entrevista com o treinador Rubio Alencar*.

Rubio Alencar

.

Qual a formação necessária para ser técnico de futebol? Existe algum curso específico?

O treinador de futebol necessita ter uma formação por meio de estudos voltados para a prática desportiva do futebol, desde as questões técnicas e suas metodologias de treinamentos, ter conhecimento da área de periodização tática e planejamento de treinos, noções de fisiologia do exercício, neurociências do treinamento, pedagogia do futebol, gestão de pessoas e liderança de equipe.

No Brasil recentemente foi criada a CBF Academy que visa aperfeiçoar profissionais da área de futebol para os qualificar de maneira moderna por meio da informação compartilhada das mais diversas metodologias de treinamento.

Como a formação dos técnicos de futebol no Brasil está em relação à formação no exterior?

Acredito que após o fatídico resultado na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, houve uma mobilização que a mídia esportiva despertou de que os profissionais brasileiros estavam defasados teoricamente em comparação aos outros profissionais do mundo e, principalmente, aos profissionais europeus.

Questionou-se muito que alguns tinham métodos de trabalho aquém do que é atualmente desenvolvido e que também houve um rótulo de que o profissional brasileiro não gosta de estudar futebol.

No meu ponto de vista, esta maneira de tentar solucionar um problema isolado foi para dar uma satisfação daquele resultado adverso em si, mas que na verdade se formos buscar no dia a dia nas categorias de base dos clubes brasileiros já existia uma transformação na metodologia e na forma de se organizar estes departamentos.

No futebol se valoriza muito os ex-atletas para assumirem cargos de direção técnica, mesmo sem formação alguma, realmente a experiência como jogador é fundamental para a função de técnico?

Todos nós já sabemos que para ser um técnico de futebol que entenda sobre organização de uma equipe é necessário ter o conhecimento de vários aspectos e que tenha uma visão mais sistêmica para gerir uma equipe vencedora.

É claro também que este técnico de futebol caso tenha vivido dentro do esporte e adquirido a experiência de campo como jogador serve como algo muito importante para passar informações de acordo com sua vivência dentro do esporte, o chamado conhecimento de vestiário. Mas acredito que isto não determina o sucesso e o insucesso de um profissional do futebol, pois este necessita ter um maior conhecimento em todas as áreas inerentes do futebol.

Como o mercado do futebol vê os profissionais que querem ingressar nessa área, mas que não atuaram como atletas profissionais?

Eu tenho como meu exemplo próprio que na função que ocupo hoje eu nunca tive uma resistência do mercado quanto á isto, além de ser formado em Educação Física e ter sido preparador físico durante muitos anos, adquiri a experiência necessária observando os diversos treinadores com quem trabalhei, o que me ajudou a organizar o meu próprio estilo de trabalho e metodologia.

Hoje após a experiência que tive em minha carreira trabalhando com grandes treinadores que me ofereceram a oportunidade de ter um conceito de futebol próprio para poder resolver os problemas que existem no jogo tanto em sua parte técnica e tática como também nas tomadas de decisão, podendo assim ter uma gestão pautada na meritocracia e sendo justo nos momentos de crise.

Hoje se valoriza muito a profissão de técnico de futebol, você acredita que os profissionais estão realmente preparados para essa valorização?

Houve através dos anos uma supervalorização na figura do treinador, mas sinceramente falando sobre isto eu penso que o treinador pode ajudar a equipe a tornar-se vencedora quando ele passa a credibilidade e seja verdadeiro com seus comandados.

Alguns profissionais se prepararam e até mesmo tinham perfis para serem técnicos de sucesso, mas que na minha opinião o técnico de futebol é dependente da sua forma de conduzir um grupo de jogadores para torná-los sempre motivados e comprometidos, pois eles é que vão decidir por meio de suas qualidades técnicas os jogos.

A figura de técnico de futebol deveria estar um pouco como uma parte do processo de uma equipe vencedora, o que não justifica a supervalorização que é dada ultimamente para a figura de comandante.

Quais seriam os profissionais que deveriam integrar a comissão técnica de uma equipe de alto rendimento, na base e no profissional?

Técnico de futebol, Assistentes Técnicos, Preparadores Físicos, Treinadores de Goleiros, Coordenador técnico, Analista de Desempenho, Fisiologistas, Fisioterapeutas, Médicos, Roupeiros, Supervisor técnico.

Como é a remuneração dos profissionais, existe algum padrão, piso ou teto salarial?

Não existe uma padronização de cargos e salários no futebol.

Em sua opinião, existe um perfil de liderança ideal para o técnico de futebol?

O técnico de futebol deve impor uma liderança voltada para a harmonização do grupo, voltado para o mesmo objetivo e resultado condicionando cada atleta às formas de se auto desafiar de acordo com sua própria evolução no decorrer da temporada.

Trazer para o grupo que existe times que ganham jogos com a individualidade, mas que por meio da coletividade equipes se tornam campeãs.

Qual a sua visão sobre o futuro do futebol no Brasil?

A cada dia que passa podemos observar através dos tempos que sempre vai surgir grandes craques no celeiro do futebol brasileiro e que devemos buscar a excelência dentro deste esporte que é a paixão de um povo e que por meio do futebol encontram seus ídolos para endeusá-los.

Isso só vai poder ser duradouro e eterno caso nossos clubes tenham a sensibilidade de poder entender que a responsabilidade social e seu poder para transformar pessoas por meio do futebol é muito mais do que formar números, lucros, investimentos valorizando apenas o negócio futebol.

Quais dicas você daria para quem quer ingressar nessa área? Existe um caminho a seguir?

A minha dica é que um profissional do futebol que queira alcançar sucesso tem que sempre buscar a incessante vontade de se aperfeiçoar.

Muitos querem, mas poucos pagam o preço de deixar suas famílias e amigos nos momentos de festas, alegrias para se dedicarem ao futebol.

.

.

*Rubio Alencar é treinador de futebol. Atuou em diversos países, como: Brasil, Japão, Qatar e Coréia do Sul. Foi Assistente Técnico na Seleção Brasileira de Futebol Feminino Sub-20; Pós-graduado em Fisiologia do Exercício; Pós-graduado em Ciências do Esporte; Graduado em Educação Física.

.

.

.