ENTREVISTA IGOR OLIVEIRA – ANALISTA DE DESEMPENHO

Nessa entrevista falamos com o analista de desempenho do Bolivar (Bolívia), Igor Filipe Oliveira*.

Igor Filipe Oliveira

.

Quais são as atribuições do analista de desempenho?

Responsável pelo material e informações qualitativas e quantitativas da sua equipe e adversário tanto individual, setor ou global.

Qual a formação necessária para exercer essa função?

Ainda não há uma regulamentação da área. Então, as pessoas podem se capacitar com os cursos ofertados.

Existe diferença entre fazer análise de jogos da equipe e dos adversários para quem faz estatísticas individuais de atletas?

Sim, pois as equipes são semelhantes em comportamentos, mas não iguais. Cada um tem uma necessidade específica diante da realidade local.

Como o analista deve se relacionar com o treinador para que este não ache que o analista está tentando determinar a forma de jogar ou a escalação em função da sua análise?

O analista é um facilitador. O treinador é quem toma as decisões finais. Essa relação de confiança deve ser seguida com sugestões, saber ouvir o outro lado (do treinador) para saber como se expressar.

Você acha que os clubes de alto rendimento que não possuem analista de desempenho estão defasados?

Atualmente creio que todos os clubes têm, não só analistas, como departamentos estruturados. Vivemos numa era de gestão de informação. Todos os dados coletados servem para uma melhor tomada de decisão. E, principalmente, a velocidade como estão processadas diante de um calendário corrido que nós temos. A preparação do próximo jogo sempre começa com as informações pontuais dos analistas.

Qual a importância da análise de desempenho nas categorias de base? Como esse profissional pode atuar na formação de atletas?

Atua na sensibilidade de saber o progresso de formação do atleta. É uma época de aprendizagem e em cada categoria você tem um volume de informações a serem trabalhadas.

Como você vê o mercado atual da análise de desempenho?

Bem consolidado. Tanto os clubes e as comissões técnicas têm aderido cada vez mais. E a análise se desenvolveu de forma rápida, que hoje existe o analista de mercado e de dados.

Qual a sua visão sobre o futuro da análise de desempenho no Brasil?

Veio para ficar. Cada vez mais consolidada e mais profissionais inseridos no mercado. Futebol evolui.

Quais dicas você daria para quem quer ingressar nessa área? Existe um caminho a seguir?

Primeiro, um plano de metas de carreira: Onde quero estar nos próximos três anos, por exemplo?

Segundo, ser paciente, pois é por meio do profissional que sairá as principais informações.

Terceiro, saber ouvir. O analista ouve mais do que age.

.

.

*Igor Filipe Oliveira é analista de desempenho do F. C. Bolivar (Bolívia). Foi consultor de análise do Kashima Antlers (Japão) e analista de desempenho do Red Bull Bragantino (SP), C. R. Flamengo (RJ), Globo F. C. (RN), ICASA (CE), América F. C. (RN), A. D. Confiança (SE). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe.

.

.