O futebol moderno exige um treinamento voltado para o entendimento do jogo, onde não se deve dissociar os aspectos técnicos, táticos, físicos e psicológicos nas sessões de treinamento. Nessa exigência moderna aplica-se o conceito do treinamento sistêmico que preconiza uma abordagem onde deve ser dada ênfase desde cedo ao entendimento do jogo e a eficiência tática, uma maior importância aos aspectos estratégicos e táticos da prática, a utilização de situações-problema e ao ensino da técnica a partir da tática.
.
“Entender as coisas sistemicamente significa, literalmente, colocá-las dentro de um contexto, estabelecer a natureza das suas relações” (Gaiteiro, 2006, p.20-21).
.
CARACTERÍSTICAS DO TREINAMENTO MODERNO:
- Foco no ser humano como um todo;
- Ensino da tática e da lógica do jogo;
- Treino focado no modelo de jogo;
- Base do ensino por meio de jogos relacionado ao modelo de jogo e com uma progressão pedagógica;
- Desenvolvimento da inteligência de jogo;
- Desenvolvimento cognitivo;
- “Jogar para aprender”;
- Todo é mais do que a soma das partes.
.
.
O IMPORTANTE NÃO É UTILIZAR OS EXERCÍCIOS MAIS VARIADOS, BONITOS E COMPLEXOS POSSÍVEIS, O IMPORTANTE É SABER PARA QUE ESSES EXERCÍCIOS SÃO UTILIZADOS, QUAIS SEUS OBJETIVOS E O QUE SERÁ APERFEIÇOADO E/OU APRENDIDO POR MEIO DELES.
OS EXERCÍCIOS ESCOLHIDOS DEVEM ESTAR EM CONTEXTO COM A METODOLOGIA E O MODELO DE JOGO DETERMINADOS.
.
.
.
Referência:
GAITEIRO, Bruno Ricardo Valente Nunes. A ciência oculta do sucesso: Mourinho aos olhos da ciência. Monografia da Universidade do Porto. Porto, 2006.
.
.
Por Fabio Cunha
* Técnico de Futebol; Coordenador Técnico da A. D. Guarulhos; Professor da Faculdade de Educação Física da Unifieo; Mestre em Ciências do Movimento (UnG); Pós-graduado em Metodologia da Aprendizagem e Treinamento do Futebol (UGF); Pós-graduado em Psicologia Esportiva (UCB); Pós-graduado em Treinamento, Técnicas e Táticas Esportivas (Fac. Pitágoras) e Bacharel em Esporte com Habilitação em Treinamento em Futebol (USP). Autor dos livros: Torcidas no futebol: espetáculo ou vandalismo? e Técnico de futebol: a arte de comandar. Palestrante em cursos, seminários e congressos em todo o Brasil.
.
.
.