TREINAMENTO MODERNO DE FUTEBOL

O futebol moderno exige um treinamento voltado para o entendimento do jogo, onde não se deve dissociar os aspectos técnicos, táticos, físicos e psicológicos nas sessões de treinamento. Nessa exigência moderna aplica-se o conceito do treinamento sistêmico que preconiza uma abordagem onde deve ser dada ênfase desde cedo ao entendimento do jogo e a eficiência tática, uma maior importância aos aspectos estratégicos e táticos da prática, a utilização de situações-problema e ao ensino da técnica a partir da tática.

fonte: pixabay

.

“Entender as coisas sistemicamente significa, literalmente, colocá-las dentro de um contexto, estabelecer a natureza das suas relações” (Gaiteiro, 2006, p.20-21).

.

CARACTERÍSTICAS DO TREINAMENTO MODERNO:

  • Foco no ser humano como um todo;
  • Ensino da tática e da lógica do jogo;
  • Treino focado no modelo de jogo;
  • Base do ensino por meio de jogos relacionado ao modelo de jogo e com uma progressão pedagógica;
  • Desenvolvimento da inteligência de jogo;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • “Jogar para aprender”;
  • Todo é mais do que a soma das partes.

 .

 .

O IMPORTANTE NÃO É UTILIZAR OS EXERCÍCIOS MAIS VARIADOS, BONITOS E COMPLEXOS POSSÍVEIS, O IMPORTANTE É SABER PARA QUE ESSES EXERCÍCIOS SÃO UTILIZADOS, QUAIS SEUS OBJETIVOS E O QUE SERÁ APERFEIÇOADO E/OU APRENDIDO POR MEIO DELES.

OS EXERCÍCIOS ESCOLHIDOS DEVEM ESTAR EM CONTEXTO COM A METODOLOGIA E O MODELO DE JOGO DETERMINADOS.

.

.

.

Referência:

GAITEIRO, Bruno Ricardo Valente Nunes. A ciência oculta do sucesso: Mourinho aos olhos da ciência. Monografia da Universidade do Porto. Porto, 2006.

.

.

Por Fabio Cunha
* Técnico de Futebol; Coordenador Técnico da A. D. Guarulhos; Professor da Faculdade de Educação Física da Unifieo; Mestre em Ciências do Movimento (UnG); Pós-graduado em Metodologia da Aprendizagem e Treinamento do Futebol (UGF); Pós-graduado em Psicologia Esportiva (UCB); Pós-graduado em Treinamento, Técnicas e Táticas Esportivas (Fac. Pitágoras) e Bacharel em Esporte com Habilitação em Treinamento em Futebol (USP). Autor dos livros: Torcidas no futebol: espetáculo ou vandalismo? e Técnico de futebol: a arte de comandar. Palestrante em cursos, seminários e congressos em todo o Brasil.

.

.

.