TREINAMENTO MENTAL NA PRÁTICA ESPORTIVA

Deseja compreender os efeitos do Treinamento Mental na prática esportiva? Explico aqui porque o Treinamento Mental na prática esportiva é tão importante e como desenvolver!

Os atletas e treinadores de alto nível sabem que os treinamentos físico, técnico e tático são muito importantes na obtenção de resultados de qualidade. Cada minuto de esforço e de determinação dedicados ao treino faz com que as conquistas sejam ainda maiores. No entanto, muitos ainda têm sua capacidade e seus resultados limitados por um fator ainda pouco considerado pelos esportistas: o Treinamento Mental na prática esportiva.

Tão importante quanto o treinamento físico, o Treinamento Mental na prática esportiva consiste em fortalecer a disciplina mental e trabalhar questões de grande impacto como concentração, autoestima, foco, busca por resultados, construção de expectativas e habilidade de lidar com frustrações, derrotas e problemas de percurso.

Se você deseja saber mais sobre a importância do Treinamento Mental na prática esportiva; deseja compreender como desenvolver esse tipo de treinamento; está buscando compreender porque é importante treinar sua mente, este artigo é para você. Falo agora da importância do treinamento mental na prática esportiva e como treinar sua mente. Confira!

.

Importância do Treinamento Mental na prática esportiva

Quando tratamos de atletas de alto desempenho ou de nível internacional, é bastante comum levarmos em consideração as horas de treinamento corporal, as atividades físicas realizadas para preparação e os treinos específicos para cada uma das modalidades.

O que poucas pessoas ainda conhecem é o chamado Treinamento Mental, que está entre os segredos de sucesso de grandes nomes do esporte mundial e que tem como pontos chave o fortalecimento da atitude, da tenacidade mental, do foco, da concentração e da autoestima.

A importância do Treinamento Mental na prática esportiva é tão grande que o Coaching como conhecemos hoje nasceu justamente no fortalecimento mental de atletas de alto desempenho, visando torná-los ainda melhores, mais eficientes e mais aptos às conquistas que estavam buscando.

Na famosa obra “The Inner Game” (O Jogo Interior) de Timothy Gallwey, o autor, considerado um dos pais do Coaching moderno, definiu que o grande oponente do esportista não é seu adversário, mas suas limitações, crenças mentais e suas fraquezas. O Treinamento Mental alavanca o potencial esportivo e torna o esportista ainda mais bem-sucedido.

.

Como desenvolver o Treinamento Mental na prática esportiva

Para auxiliar no desenvolvimento do Treinamento Mental na prática esportiva, listei algumas estratégias mentais eficientes, do Coaching Esportivo, para auxiliar você a desenvolver habilidades mentais que lhe tornarão um esportista ainda melhor e mais bem-sucedido. Confira agora:

Estratégia 1 – Saiba lidar com frustrações e expectativas

Em sua carreira profissional, o esportista é exposto a frustrações, derrotas e expectativas não preenchidas, o que pode gerar desconfiança, baixa autoestima e crenças limitantes. Isso tem impacto direto nos resultados e no desempenho atlético.

Por esta razão, é fundamental que o atleta realize o Treinamento Mental para desenvolver habilidade para lidar com as frustrações e expectativas não realizadas ao longo de sua jornada, fortalecendo sua autoestima e a crença em suas capacidades, para que seu desempenho e suas conquistas não sejam prejudicados por acontecimentos e situações que fogem de seu controle.

Estratégia 2 – Trabalhe sua mente para acompanhar seu corpo

As crenças limitantes são um dos maiores empecilhos para o sucesso dos esportistas de alto nível, já que muitas vezes seus corpos estão preparados para grandes conquistas e feitos, mas sua mente os limita e os faz acreditar que não são capazes de superar as dificuldades e obstáculos.

Trabalhar a mente para que ela consiga estar em consonância com o que o corpo é capaz de realizar é um passo fundamental para o atleta que deseja obter os melhores resultados. O Treinamento Mental na prática esportiva é um grande passo para atingir essa ligação.

A Visualização, também conhecida como ensaio mental e prática mental, envolve a criação ou a recriação de uma experiência em sua mente.

Visualizar quais são suas capacidades e acreditar nelas, mesmo quando estiver desmotivado, é uma estratégia muito importante e que faz com que a mente seja capaz de acompanhar as possibilidades que o corpo oferece, garantindo os melhores resultados esportivos.

Assim como é o trabalho de condicionamento físico, é possível trabalhar o condicionamento mental.

A técnica de Visualização é utilizada para o Atleta se preparar mentalmente para uma situação real e vivida por ele diversas vezes. É para ele se preparar para algo real e concreto. É um exercício para estar no controle de suas emoções em uma situação especifica e que pode ser prevista, como a largada de uma prova de atletismo ou natação.

Associar o exercício de Visualização durante a prática é um grande diferencial e acelera o processo de evolução. Jogadores de futebol durante um treino podem e devem praticar uma cobrança de falta ou de escanteio junto com o Treinamento Mental. Uma ginasta pode repetir os movimentos enquanto faz o exercício mental. Isso aumenta a confiança e segurança do Atleta.

Estudos de Caso, bem como Estudos Experimentais fornecem evidência clara da eficácia da prática de Visualização. Isto é mostrado em diversos e diferentes esportes, incluindo (mas não limitado a) tênis, golfe, basquete, karatê, esqui, natação, triatlo, patinação artística, futebol, ginástica artística, hóquei e beisebol.

A Universidade de Chicago fez um estudo sobre a eficácia da Visualização na melhoria de lances livres no basquete. O estudo tinha como proposta a seguinte situação: foram atribuídos aleatoriamente jogadores a 3 grupos. O primeiro grupo praticou lances livres por uma hora todos os dias durante 30 dias. O segundo grupo apenas visualizou fazer lances livres por uma hora todos os dias durante 30 dias. O terceiro grupo não fez nada.

Como você acha que foram os resultados?

.

Forneço mais abaixo um link para você saber os resultados desse estudo junto com o passo-a-passo sobre como praticar a técnica da Visualização.

Tenha livre acesso às informações dessa postagem, te ofereço aqui o link para visualizar, imprimir e/ou salvar os slides (.PDF) de Como funciona o Treinamento Mental.

Pratique o exercício de Visualização e aumente sua performance!

.

.

Por Venceslau Stankus

*Mental coach e coach para desenvolvimento de carreira para atletas e treinadores

.

.

.