ENTREVISTA LUÍS FEU – AUXILIAR TÉCNICO DE FUTEBOL

Entrevistamos o profissional Luís Feu* para nos mostrar mais sobre a profissão de auxiliar técnico de futebol.

Qual a formação necessária para ser auxiliar técnico de futebol? Existe algum curso específico ou a formação é a mesma que a de treinador?

Um auxiliar técnico de futebol deve seguir a linha de formação de um treinador com os cursos de licença CBF (licenças C, B, A), esses são os cursos exigidos.

Como a formação dos técnicos e auxiliares no Brasil está em relação à formação no exterior?

Estamos bem atrasados em relação a profissionalização dos técnicos e auxiliares, precisamos nos conscientizar que é fundamental estarmos atualizados mesmo que os cursos da CBF ainda não estão no mesmo nível de importância de cursos da UEFA.

Como você vê a atuação do auxiliar técnico, até onde ele pode ir para não acontecer atrito com o treinador?

O auxiliar técnico é um profissional ligado diretamente ao comandante da equipe, é responsável por todo o suporte (observações do seu time e adversários, análises a serem passadas ao técnico). Ele deve ter a consciência a todo momento que existe um comandante e um responsável pela a equipe O TREINADOR.

Como o mercado do futebol vê os profissionais que querem ingressar nessa área, mas que não atuaram como atletas profissionais?

Hoje em dia o mercado está tendo mais aceitações de profissionais que não atuaram como atletas profissionais na área de auxiliares técnicos, principalmente com o aumento de formação nas licenças CBF.

Hoje se valoriza muito a profissão de técnico de futebol, existe uma valorização do auxiliar ou ele fica relegado a segundo plano?

Sim, o auxiliar técnico também tem sua valorização nessa nova etapa do futebol, hoje em dia é muito comum você ver clubes com dois ou três auxiliares técnicos no profissional e na base de alguns clubes, quando a tempos atrás esse era um pedido dos treinadores e não prioridade dos clubes.

Você acha que o auxiliar deve fazer amizade para acompanhar sempre o treinador ou pode ser auxiliar fixo do clube? Como funcionam esses dois modelos?

O auxiliar técnico precisa em primeiro lugar ser um ótimo profissional, a amizade é conquistada com o convívio diário e não deve pesar na contratação de um profissional, não muda na questão de ser fixo do clube, a regra é a mesma no suporte do comandante da equipe, O TREINADOR.

Como é a remuneração dos profissionais, existe algum padrão, piso ou teto salarial? O auxiliar ganha muito menos que o treinador?

Não existe um piso ou teto de um profissional auxiliar técnico, tudo depende da estrutura financeira do clube e, geralmente ele ganha menos que um técnico, devido a hierarquia da comissão técnica.

Qual a sua visão sobre o futuro do futebol no Brasil?

Creio que estamos ainda dando passos curtos para acompanharmos a evolução do futebol, mesmo tendo muito a evoluir, não podemos deixar de valorizar nossos treinadores e nossos atletas, temos tudo para voltar à ser potência no futebol mundial, CBF e Federações estaduais precisam começar a valorizar os clubes para que os mesmos valorizem seus profissionais.

Quais dicas você daria para quem quer ingressar nessa área? Existe um caminho a seguir?

Para quem pretende ingressar na área de auxiliar técnico, precisa seguir a linha de formação de um treinador (licenças CBF), indicaria também o curso de Análise de Desempenho de Atletas onde você irá adquirir bastante conhecimento com os números dos jogos, táticas adversárias, e de seu time, e demais temas abordados, um suporte essencial para um auxiliar técnico levar ao comandante da equipe.

.

.

*Feu, Luís Fernando da Silva é auxiliar técnico no Clube Atlético Taboão da Serra desde 2015. Atuou também como auxiliar técnico no C. A. Juventus e como professor na Escola de futebol do São Caetano. Jogou nas categorias de base do Palmeiras e do Bragantino.

.

.

.

.

.

.